O que é Psicomotricidade e qual a importância dela no aprendizado?
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O que é Psicomotricidade e qual a importância dela no aprendizado?

O que é Psicomotricidade e qual a importância dela no aprendizado?

A Psicomotricidade resume-se em conhecer a criança a partir de suas atividades motoras e desenvolver uma prática que é focada em melhorar sua aprendizagem através do desenvolvimento.
Ou seja, a prática Psicomotora tem o objetivo e importância de favorecer e melhorar a adaptação da pessoa a seu meio, a partir de sua identidade que se manifesta por meio das relações que o corpo estabelece com o tempo, o espaço e os outros.


Como surgiu?

O filósofo Descartes foi um dos primeiros a pensar sobre o assunto.
Entre os seus discursos, afirmou que os corpos estavam situados no espaço e ocupavam parte dele. Seu princípio é a famosa frase “Eu penso, logo existo”; fazendo assim, a ligação do corpo com a mente, pois uma é a extensão da outra.

Mais tarde, sob influência dos pedagogos Claparède, Montessori e, mais tarde, dos psicólogos Pierre Janet e Piaget, manifestou-se o interesse pelo estudo do comportamento sensório-motor, colocando a necessidade de considerar o movimento humano, portanto, o corpo como um aspecto fundamental do indivíduo.

 

A Psicomotricidade no Ambiente Escolar

Cada vez mais presente nos meios acadêmicos e escolares, a Psicomotricidade alcançou seu lugar de destaque, valorizando e estimulando o desenvolvimento psicomotor das crianças, jovens e adultos.

O educador tem que estar preparado para receber a criança, escutá-la, saber considerar suas vivências, ações e comportamentos, assim como acolher suas produções, acompanhando a partir delas, seu processo de adquirir maturidade.

O ambiente escolar deve ser um ambiente acolhedor, que dê liberdade e segurança à criança, dando limites claros e seguros.
A criança que sente segurança no ambiente escolar, assim como no educador, vai viver suas experiências, com prazer de agir, com expressões de afeto, favorecendo sua maturidade psicológica e sua motricidade.

A Psicomotricidade estará presente em todas as ações da criança na escola, principalmente nas brincadeiras, jogos, na linguagem e nas expressões gráficas.
Os materiais usados nos ambientes educativos são importantes para o trabalho pedagógico, pois eles ampliam as oportunidades e as ações do professor, assim como possibilitam às crianças, a interação e o manuseio com material concreto.

(Fonte)

 

 

A Psicomotricidade em cada fase do desenvolvimento

 

Bebês (0 a 12 meses):

  • Nessa fase, a psicomotricidade é marcada pelo desenvolvimento das habilidades motoras básicas, como o controle da cabeça, rolar, sentar, engatinhar e dar os primeiros passos.
  • Os bebês exploram o ambiente através de movimentos corporais, manipulando objetos e descobrindo o próprio corpo.
  • Estimular a psicomotricidade do bebê envolve oferecer oportunidades para que ele possa se mover livremente, experimentar diferentes texturas, brincar com objetos e receber estímulos táteis, visuais e sonoros.

Crianças em idade pré-escolar (3 a 5 anos):

  • Nessa fase, a psicomotricidade continua a se desenvolver e se aprimorar, com um maior controle dos movimentos e coordenação motora.
  • As crianças desenvolvem habilidades como correr, pular, chutar uma bola, equilibrar-se em um pé só e lançar objetos com maior precisão.
  • A psicomotricidade também está relacionada ao desenvolvimento da lateralidade, noção de espaço, equilíbrio e coordenação olho-mão.
  • É importante fornecer atividades que promovam o movimento, como jogos de movimento, brincadeiras ao ar livre, jogos de assento, desenho e pintura, estimulando tanto a motricidade fina quanto a grossa.

Crianças em idade escolar (6 a 12 anos):

  • Nessa fase, a psicomotricidade se desenvolve de maneira mais refinada e específica, com um maior controle dos movimentos, equilíbrio e coordenação.
  • As crianças adquirem habilidades como saltar obstáculos, pedalar, jogar com mais precisão e participar de atividades esportivas e recreativas mais complexas.
  • A psicomotricidade também está relacionada à expressão corporal, à percepção espacial e à consciência corporal.
  • É importante oferecer oportunidades para a prática de esportes, dança, jogos que envolvam regras e desafios físicos, estimulando o desenvolvimento das habilidades motoras específicas de cada atividade.

Adolescentes (13 a 18 anos):

  • Nessa fase, a psicomotricidade já está bem desenvolvida, mas ainda há espaço para aprimoramento e refinamento das habilidades motoras.
  • Os adolescentes podem se envolver em atividades esportivas mais complexas, como esportes de equipe, atletismo, dança, artes marciais, entre outros.
  • A psicomotricidade também está relacionada ao progresso motora fino, necessidade para atividades como tocar instrumentos musicais, realizar trabalhos manuais e atividades artísticas.

Nessa fase, é importante oferecer uma variedade de oportunidades para que os adolescentes continuem a desenvolver suas habilidades motoras, explorando seus interesses e talentos específicos.

 

 

Dicas para estimular a Psicomotricidade em casa

 

Jogos de movimento:

Realize jogos que envolvem movimentos corporais, como pular corda, dançar, fazer uma “pista” de obstáculos com almofadas ou cones para a criança percorrer, jogar bola, pular em um mini trampolim, entre outros. Pois essas atividades promovem o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força.

Brincadeiras ao ar livre:

Aproveite o espaço externo, se disponível, e promova brincadeiras ao ar livre, como pular corda, correr, andar de bicicleta, jogar bola, brincar de pega-pega ou esconderijo. Portanto, essas atividades estimulam a coordenação motora grossa, além de proporcionar um ambiente aberto para a criança explorar e se movimentar.

Atividades de equilíbrio:

Introduza atividades que ajudam a desenvolver o equilíbrio da criança. Isso pode incluir andar em uma linha reta no chão, caminhar em cima de uma corda ou tronco de árvore, praticar equilíbrio em uma perna só ou brincar em um balanço ou gangorra. Essas atividades ajudam a fortalecer os músculos, melhorar a postura e a consciência corporal.

Jogos de encaixe e construção:

Brinquedos como blocos de montar, quebra-cabeças, jogos de encaixe e dominós podem auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e da destreza manual. Portanto, encoraje a criança a pegar e encaixar peças, construir estruturas, separar objetos por formas e núcleos, entre outras atividades que estimulem o movimento preciso das mãos.

Arte e atividades sensoriais:

Permite que a criança explore materiais sensoriais, como argila, massinha, areia, água colorida, tintas, giz de cera e pincéis. Assim. essas atividades estimulam a motricidade fina, a criatividade e a expressão artística, além de proporcionarem experiências táteis e visuais.

Dança e música:

Crie momentos para dançar e ouvir música com a criança. Certamente pode ser uma dança livre, seguindo coreografias simples ou mesmo utilizando instrumentos musicais para criar ritmos. Pois a dança e a música estimulam a coordenação motora, o ritmo, a expressão corporal e a consciência do próprio corpo no espaço.

Jogos de imitação e dramatização:

Incentive a criança a se envolver em jogos de imitação e dramatização, como brincar de faz de conta, interpretar personagens ou encenar histórias. Pois essas atividades estimulam a expressão corporal, a imaginação, a criatividade e a coordenação dos movimentos em resposta a diferentes situações.

 

 

Livros sobre Psicomotricidade


Como Aplicar a Psicomotricidade. Uma Atividade Multidisciplinar com Amor e União – Fátima Alves (Autora)


A Psicomotricidade na Educação Infantil – Pilar Arnaiz Sanchez (Autora)


Por fim a Psicomotricidade – Jean-claude Coste (Autor) Na High Line School diariamente, os bebês contam com um profissional especializado em psicomotricidade. Portanto, os pequenos também participam de aulas de musicalização uma vez por semana. Em contraste com nossa equipe bilíngue é realizado trabalhos de estimulação linguística e motora através de atividades de vivência e contação de histórias em língua inglesa.


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