Para complementar o ensino bilíngue e a base nacional curricular oferecidos pelo Jardim França, o Colégio oferece ainda disciplinas que buscam aprimorar as habilidades individuais dos alunos e despertar em cada um deles o olhar para a sustentabilidade, a gentileza e o trabalho em equipe.
Educação Financeira
Nas aulas de Educação Financeira, desde cedo é explorado o que o dinheiro pode e o que ele não pode comprar. A importância de poupar também é um assunto presente até com os pequeninos, que aprendem que pequenos gestos são fundamentais, como fechar a torneira, apagar a luz, levar a própria garrafa de água para a escola e, assim, evitar o desperdício de copos descartáveis.
Conforme vão crescendo, as crianças vão aprendendo como se ganha dinheiro e que não é preciso e nem possível comprar tudo naquele exato momento. É importante poupar e se programar para os gastos. Daí aprendem a fazer escolhas para poupar, como levar lanche para a escola para economizar, ou juntar o dinheiro da mesada.
Quando chegam ao Fundamental II, os desafios aumentam e eles aprendem a comparar preços, calcular juros e porcentagens, utilizar ferramentas de controle de gastos e planejamento financeiro e até empreendedorismo, pensando empresas e produtos de sucesso.
A troca também é bastante estimulada. Os alunos trocam livros ou brinquedos que não querem mais por outros que têm interesse. Assim, utilizam novamente o mesmo material ao invés de comprar um novo.
Música
As aulas de Música agora fazem parte da grade curricular dos alunos da Educação Infantil ao 5º ano. A música aumenta o repertório – na língua portuguesa e inglesa –, melhora a atenção, a coordenação motora, o raciocínio e a concentração. Ela trabalha ainda a sociabilidade e a autoestima. Além disso, ajuda no desenvolvimento do lado cultural, levando os alunos a conhecerem diversos gêneros e estilos musicais.
Gentileza
A gentileza é trabalhada diariamente no Jardim França. Com pequenos gestos, o estímulo à gentileza está presente em todas as atividades do Colégio, da Educação Infantil ao 9º ano.
Os alunos são estimulados a trabalhar em equipes e a pensar no próximo. Assim, a gentileza se torna um hábito na vida deles que, certamente, se tornarão adultos responsáveis e conscientes.