A tradicional Mostra Cultural do Colégio Jardim França foi diferente este ano. Como nos anos anteriores, os trabalhos dos alunos foram expostos às famílias, mas, desta vez, a exposição também aconteceu no Cartoon Park, que foi completamente repaginado. “As crianças chegavam à escola e queriam ir correndo ao Cartoon mostrar o parque e o trabalho aos pais”, conta Roberta Mardegam, diretora pedagógica do Jardim França. “Foi um dia delicioso de exposição dos trabalhos e de muita confraternização entre as famílias no novo espaço da escola – e também nos outros locais, claro”.
Os trabalhos da Mostra Cultural
Como de costume, a base dos trabalhos foram os temas da Unesco. Em 2016, além do Entendimento Global (gentileza gera gentileza), aprendemos mais sobre os “pulses” (grãos e leguminosas) e os camelídeos. Já nas produções artísticas, os alunos fizeram releituras de Van Gogh, Monet, Gustavo Rosa, Luciano Martins, Portinari, Tarsila do Amaral e Romero Brito.
As crianças do KII e KIII trabalharam os grãos por meio de contos como João e o Pé de Feijão e a Galinha Ruiva. Além disso, exercitaram a gentileza, em inglês, com a história The Fox on the Dog.
A turma do KIV também trabalhou os grãos com o conto João e o Pé de Feijão. Em inglês, o conto foi The Princess and the Pea. Já o KV fez um mural sobre as curiosidades dos camelos e dromedários.
O 1º ano criou o jardim das gentilezas e expôs um mural com “As aventuras do Bob França” – boneco que passou por todas as casas registrando as gentilezas praticadas pelas crianças. Fizeram uma releitura gigante de Tarsila do Amaral e, para finalizar e mostrar que estão craques no inglês, trabalharam as leguminosas numa cooking class com patê de grão de bico para as famílias experimentarem.
O 2º ano trabalhou a sustentabilidade e o cuidado com o planeta. Os alunos criaram uma composteira que pode ser feita em casa e, em inglês, fizeram um jogo mostrando que somos todos iguais e destacando os direitos das crianças.
Os alunos do 3º ano fizeram uma exposição sobre o tráfico de animais e criaram um jogo ecológico com os animais da nossa fauna.
O 4°ano expôs uma árvore das gentilezas e abordou a situação crítica do aquecimento global em nosso planeta, o derretimento das geleiras, os tsunamis. Fizeram ainda cordéis sobre os desastres naturais. Em inglês, leram a história The Penguins of Madagascar, que retrata a importância da amizade.
A turma do 5º ano retratou o respeito à diversidade religiosa e envolveu as famílias numa dinâmica sobre a troca de gentilezas.
Juntos, o 6º e o 7º ano explicaram a importância das leguminosas e mostraram a predominância de cada grão no mapa do Brasil. Além disso, ofereceram aos visitantes uma degustação de salada de leguminosas.
Com o objetivo de mostrar que é possível filtrar água em locais onde não há água potável, o 8º ano explicou, em inglês, todo o processo de filtragem caseira.
O 9º ano trabalhou a cidadania planetária. Os alunos fizeram um jogo gigante de trilha sobre a cidade ideal. No final do jogo, eles apresentaram uma maquete. A cidade ideal tem 30% de área verde e construções com telhado vivo. Os hospitais são acessíveis para toda a população. Duas vezes ao ano, as escolas recebem médico pediatra e nutricionista para fazer uma avaliação dos alunos. Além disso, há um posto de lazer e as calçadas são pavimentas com material que absorve a água das chuvas para não causar enchente.
A Mostra Cultural 2016 trouxe aos alunos, além do conhecimento, valores como respeito à diversidade e a importância da gentileza. E as famílias puderam conhecer o novo Cartoon Park, que já faz parte da rotina das crianças e jovens na escola, aproximando-os da natureza.