As metodologias de ensino são formas de ensinar e aprender a partir de diferentes perspectivas.
Elas constroem o processo de aprendizagem, podendo variar a forma de condução das aulas, de avaliação e até mesmo a infraestrutura física da escola.
Vamos abordar nesse artigo os tópicos a seguir:
- O que é uma metodologia de ensino?
- Qual a importância de seguir uma linha metodológica para o desenvolvimento da criança?
- Exemplos de tipos de metodologia.
- E como decidir qual a melhor para seu filho?
O que é uma metodologia de ensino?
Diversos educadores elaboraram técnicas para aplicar em sala de aula e desenvolver os alunos. Essas técnicas se aperfeiçoaram com o tempo, e hoje são utilizadas como referência para ensino em todo o mundo.
Portanto, de maneira simples, a metodologia de ensino diz respeito às estratégias e abordagens que guiarão o aprendizado dos estudantes.
Tais abordagens podem carregar diversas características com elas. O professor, por exemplo, pode ter o papel central, ou pode designar esse papel aos alunos. O desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, sensoriais e outras são trabalhadas conforme a metodologia que direciona o ensino.
Qual a importância de seguir uma linha metodológica para o desenvolvimento da criança?
As metodologias impactam diretamente na qualidade e na assimilação do ensino.
Conseguimos diferenciar as metodologias entre ativas e passivas em relação à participação e ao protagonismo dos estudantes.
Metodologias passivas, onde o aluno assiste passivamente à aulas expositivas, palestras, entre outros, podem terminar por ser menos envolventes. Metodologias ativas, que posicionam o aluno no centro do aprendizado, tornam o processo mais individualizado e interessante, uma vez que somam ao ambiente de sala de aula as experiências e habilidades próprias do estudante.
Exemplos de tipos de metodologia
A seguir, serão expostas algumas das metodologias mais aplicadas e suas principais características.
Metodologia tradicional
A metodologia tradicional é a uma metodologia passiva, onde o professor é colocado como detentor do conhecimento e tem o dever de transmiti-lo à seus alunos.
Na maioria das escolas que seguem esse método, os alunos ficam enfileirados de frente para o educador, que aplica aulas expositivas.
As avaliações são construídas para testar a memorização e fixação do conteúdo, e os alunos recebem um resultado de aprovação ou reprovação.
Metodologia construtivista
No construtivismo, teoria desenvolvida pelo francês Jean Piaget, o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem. O educador exerce um papel de facilitador, proporcionando as oportunidades para que o aluno se desenvolva.
Cabe a ele prover materiais e situações onde o estudante possa agir de forma independente para solucionar problemas e levantar questões. Para uma maior efetividade, as salas costumam ter um número reduzido de alunos. Isso facilita o acompanhamento individualizado para cada um dos alunos na construção do conhecimento.
Para acompanhar tal evolução, as avaliações tem um papel diagnóstico, para a verificação do aprendizado.
Metodologia montessoriana
Mais comumente utilizado na educação infantil, o método montessoriano é famoso por fazer uso de vários materiais de estímulo sensoriais e motores.
As atividades propostas visam dar autonomia às crianças, observando-as e auxiliando na remoção de obstáculos de aprendizagem.
A observação e a experiência prática dos alunos são essenciais para esse processo. As avaliações são encaradas como parte necessária dessa observação.
Metodologia sociointeracionista
A teoria sociointeracionista, elaborada por Lev Vygotsky, afirma que o indivíduo desenvolve sua aprendizagem por meio da internalização de experiências externas.
A interação é, portanto, fundamental para o processo de aprendizado. Vygotsky explora a linguagem e a cultura como dois fatores principais para a consolidação do conhecimento.
No contexto pedagógico, essa metodologia busca criar um meio favorável para interações sociais e atividades em grupo. Dessa forma os alunos criam projetos em ambientes favoráveis para o aprendizado. O desenvolvimento da inteligência social e emocional é inevitável nesse processo.
Os professores atuam como facilitadores, assim como na metodologia construtivista, mas com o papel de apoiar o processo de aprendizagem coletivo.
Na High Line School trabalhamos com a metodologia sociointeracionista, buscando sempre manter o ambiente propício para a consolidação do conhecimento no ambiente escolar.
Os alunos são incentivados a interagir e colaborarem entre si, sendo eles mesmos protagonistas na construção do conhecimento.
O bilinguismo, atividades culturais desenvolvidas durante as aulas e o projeto The Leader in Me, por exemplo, são ferramentas balizadoras da metodologia aplicada no colégio.
O programa Séries do Futuro, a parceria com a UNESCO para trabalhar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), nosso Espaço Maker e todas as atividades extracurriculares reforçam a importância da interação com o ambiente, que está em constante mudança e sempre presente na vida dos alunos.
E como decidir qual a melhor metodologia para seu filho?
As metodologias são diversas e é importante escolher uma que esteja alinhada com os valores que vocês gostaria que moldassem o processo de aprendizagem de seus filhos.
As grande gama de opções pode causar muitas dúvidas, mas a busca por uma instituição de ensino que esteja verdadeiramente alinhada com a metodologia aplicada também é um bom critério para a hora de escolher uma escola.
Se você se interessou pelo conteúdo e pela metodologia aplicada na High Line School, entre em contato para agendar uma visita e conhecer mais nossa escola.
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