No dia 3 de outubro, a fonoaudióloga Ana Lúcia Dúran esteve na High Line School para conversar com as famílias sobre Psicomotricidade e o desenvolvimento da escrita. A especialista deu dicas de como estimular as crianças para que elas estejam mais preparadas para aprender a ler e a escrever.
De acordo com Dúran, “para o desenvolvimento da linguagem, é preciso haver muita interação”. Diante de uma realidade em que a tecnologia está cada vez mais presente e as crianças ficam com tablets e celulares nas mãos desde muito cedo, a fonoaudióloga chamou a atenção para a importância de transformar estes momentos em oportunidades de interação entre a família. “Se a criança está assistindo a um desenho, por exemplo, a família deve fazer perguntas, conversar sobre aquilo com o pequeno”.
Outra dica diz respeito à posição de mamar. Ana Lúcia Dúran destacou que é preciso ter muito cuidado para que a criança não mame deitada, pois o líquido tende a se depositar no ouvido médio, podendo levar a algum problema de audição. A posição correta de mamar é numa inclinação de 45°. “Isso é importante porque, para aprender a falar, ler e escrever, é preciso que todos os sentidos estejam funcionando bem”.
“O bate-papo foi muito interessante”, destaca Angela Canalle, vice-diretora da High Line. “As famílias ficaram bem satisfeitas com as dicas”.