O ano de 2020 ficará na memória de todos como um marco em nossas vidas, foi um ano muito diferente no qual tivemos que refletir e mudar muitos hábitos e conceitos. Na escola a mudança estrutural e de quebra de paradigmas foi bem visível e atingiu a toda comunidade escolar. No final da março com o fechamento da escola, a equipe pedagógica teve que lanças mão dos recursos que tinha no momento para não interromper e dar continuidade o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Surge então o Ensino Remoto Emergencial. Porém, frente ao novo desafio, a gestão escolar decide por uma parada em abril para estruturar esse ensino remoto.
O Ensino Remoto estruturou-se com a implantação da plataforma Microsoft Teams e baseou-se em 4 pilares:
Dessa forma o Ensino Remoto que nasceu emergencial transforma-se em Ensino Remoto Intencional, pois carrega em si nossa intenção pedagógica de maneira estruturada.
Com o retorno às aulas presenciais no horizonte a escola já vem traçando os caminhos para o Ensino Híbrido que deve atender os alunos que estiverem nos momentos presenciais e também os que continuarem em ensino remoto. Para isso algumas medidas já foram tomadas, como os protocolos de segurança e medidas preventivas, adequação do espaço físico, manual de orientações aos pais e funcionários entre outras. Alguns pontos que devem ser considerados no Ensino Híbrido é o mapeamento das habilidades essenciais por turma, através de sondagem, a manutenção e cuidados com a saúde emocional e acolhimento dos alunos e a continuidade da Cultura Digital com momentos de estudo presencial e on-line.
Com todas essas ações podemos já considerar 2020 como um ano de muito aprendizado e crescimento em vários aspectos.