No dia 1º de Maio, comemorou-se o “Dia da Literatura Brasileira” consagrando o trabalho de grandes escritores e escritoras.
A data surgiu com a intenção de homenagear o escritor José de Alencar, autor de livros, que com o passar do tempo, tornaram-se clássicos aclamados pelo público: “O Guarani” e “Senhora” são apenas alguns deles.
Nascido no dia 1º de Maio de 1829, José de Alencar no decorrer da sua carreira, trabalhou arduamente no projeto nacionalista, contendo obras literárias genuinamente brasileiras, compondo assim, o cenário da História, conhecido por “Romantismo”.
A data reafirma a importância da Literatura Brasileira no eixo cultural e educacional do país, dando luz para tantos profissionais que deixaram na Literatura, um grande legado.
Conheça abaixo, outros movimentos literários que compõem a nossa História:
- Quinhentismo: O padre José de Anchieta foi o principal autor desse período.
Caracterizada pela ocorrência de relatos de informação e textos de catequese. - Barroco: Destacaram-se os autores Padre Antonio Vieira e Gregório de Matos.
Refletiu os conflitos espirituais do homem, por isso o uso recorrente de antítese nas obras desse período. - Arcadismo: Destacaram-se os autores Tomas Antonio Gonzaga, Basílio da Gama e Cláudio Manoel da Costa.
Marcada a busca pela racionalidade e pelo equilíbrio do classicismo. - Romantismo: Os autores mais relevantes do período foram Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.
Destacava o romance. - Realismo: Destaque para Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.
Buscava reproduzir os conflitos humanos e sociais da forma mais real possível. - Naturalismo: Destacaram-se Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.
Primava pela objetividade, mas associada a um tom cientificista e ao determinismo social. - Simbolismo: Seu principal representante foi o poeta Cruz e Souza.
Esse movimento opôs-se ao realismo/naturalismo, privilegiando, portanto, um tom místico. - Parnasianismo: Os principais autores foram Olavo Bilac e Raimundo Correa.Pré-modernismo e modernismo: movimentos que aconteceram de 1902 a 1930. Os autores mais influentes foram Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato (pré-modernismo); Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo e Mario de Andrade (modernismo).
Esse movimento caracterizou-se pela valorização de formas rígidas no poema e utilização de temáticas clássicas.
A High Line School está ciente da importância da Língua Portuguesa no aprendizado e na Cultura, possibilitando aos alunos, durante todo o ano, a vivência em Festivais Literários, leitura de livros clássicos e demais atividades que despertam interesse e desenvolvimento intelectual.
Fonte de Pesquisa: Uol (Mundo da Educação)