O eixo principal da Educação Infantil são as brincadeiras e interações. É através dessas experiências por meio de ações com seus pares e adultos que as crianças se apropriam dos conhecimentos, interagem e socializam.
A Educação Infantil propõe um espaço lúdico para que as crianças se desenvolvam de maneira significativa. Cada brincadeira, experiência tem uma intenção (raciocínio lógico, coordenação, interação, linguagem, consciência fonológica, imaginação, criatividade etc).
O que favorece todo o desenvolvimento e aprendizagem é a constância e mediação que se dá por meio da rotina diária proposta pelo professor.
Na educação infantil a criança é exposta a uma rotina que visa favorecer a segurança e organização do tempo e espaço. É nessa rotina/constância que vamos propondo as experiências e proporcionando o desenvolvimento de uma forma integral.
O papel da Educação Infantil é amplo, pois cuidar e educar caminham juntos nessa etapa.
A criança precisa de cuidado, mas também necessita de propostas desafiadoras e com um olhar de um profissional. É na infância que todas as “janelas de oportunidades” estão abertas. A estimulação é fundamental nessa faixa etária e fará diferença nos anos futuros para o desenvolvimento das habilidades e competências.