Escola bilíngue, como ajudar meu filho a ter um bom desempenho?
Menu fechado

Como ajudar meu filho a ter um bom desempenho numa escola bilíngue?

Como ajudar meu filho a ter um bom desempenho numa escola bilíngue?

As discussões sobre o bilinguismo no Brasil vêm crescendo nos últimos tempos e, juntamente, o número de escolas bilíngues no país. Os pais veem nas escolas bilíngues um espaço que fornece educação de qualidade e ensino de um segundo idioma para seus filhos, mas, ao mesmo tempo, questionam-se sobre os benefícios do bilinguismo precoce e como ajudar a criança a ter um bom desempenho numa escola bilíngue.

É importante que as atividades sejam inseridas no cotidiano e que sejam divertidas para que as crianças gostem da língua e sintam prazer em aprendê-la. Quando as crianças aprendem se divertindo, o novo conhecimento fica em suas memórias e elas despertam interesse e vontade em aprender mais.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar os pais a estimular seus filhos para terem um bom desempenho na escola bilíngue:


Dicas para os pais

Separamos algumas dicas que podem ajudar os pais a estimular seus filhos para terem um bom desempenho na escola bilíngue:

Filmes:

Assistir filmes e séries certamente é uma maneira muito eficiente de aprender as variações de um idioma, como os sotaques, regionalismos e até mesmo as gírias.
É fundamental pensar nessas mídias alternativas e que podem levar a família a se reunir para consumi-las. Claro que com os devidos limites e sem exagero no tempo de exposição às telas.

Leitura:

Assim como o hábito da leitura, é fundamental que os pais deem o exemplo para os filhos em relação àquilo que lhes é esperado.
Por exemplo, com a educação bilíngue, muitos pais acreditam que os filhos devem sair falando inglês a torto e a direito como se estivessem na escola.
O ideal, de fato, é que isso aconteça. No entanto, estamos no Brasil e o idioma oficial é o português. Para os educadores, é fundamental orientar os pais sobre esse ponto que parece óbvio, mas não é.
Muitas crianças se sentem inseguras ao utilizar o idioma não nativo em casa, e isso é normal principalmente quando entram no ensino bilíngue após a infância.
Uma das maneiras de engajar os pais é demonstrando a importância de criar em casa um ambiente que estimule o jovem a usar essa ferramenta linguística a seu favor.

Explique que, ao deixar um livro de receitas em inglês na cozinha, os pais podem incentivar os filhos a usarem esse guia para preparar uma sobremesa ou uma refeição completa.
Note que não falamos para utilizar o inglês de maneira fria e automatizada, e sim, colocando no contexto da família.

 

Passeios culturais:

As crianças se divertem fazendo peças de teatro, porém, com o passar dos anos, se não houver o acompanhamento adequado, esse gosto pode ir se perdendo.
Em escolas bilíngues esse tipo de atividade é fundamental para estimular na criança a oratória e a capacidade de moldar a sua personalidade em outro idioma com base no contexto em que está inserida.
Por exemplo, a aula de inglês pode muito bem criar uma sessão de teatro com Othello de William Shakespeare. A tragédia é divertida, rápida, e considerada uma das que possui a linguagem mais acessível na versão “original”.

Além de criar maior união na instituição como um todo, estimulando os estudantes a se expressarem, é uma forma de trazer os pais para o colégio para que eles conheçam a estrutura e possam confiar a educação formal dos seus filhos aos profissionais da área.

 

Vocabulário:

Durante as refeições você pode aproveitar o momento em família para ensinar às crianças nomes de alimentos e de utensílios domésticos que estão por perto.

 

Repetição:

Repita expressões simples e de fácil assimilação para desenvolver a conversação em inglês com as crianças. Isso contribuirá para que as crianças memorizem o vocabulário e melhorem o seu conhecimento no idioma.

 

Brincadeiras:

Nos momentos divertidos se torna mais prazeroso praticar inglês com os filhos, por isso introduza palavras como nomes de objetos durante as brincadeiras com os pequenos.

 

 

Recomendação de Livro


Autoras: Aline Jaeger e Cíntia Ellingham
120 páginas

Sinopse:

Criando filhos bilíngues é um livro para acolher e incentivar você que quer criar seus filhos bilíngues.
Você é bilíngue e conhece famílias bilíngues ao seu redor? Existe uma grande chance de que você seja bilíngue e de que conheça famílias bilíngues também. Bilinguismo é um termo que está em alta no momento e que, ao mesmo tempo em que encanta, gera muitas dúvidas e medos.
A ideia de fazer uma criação bilíngue em casa agrada muitas pessoas; mas dúvidas sobre de como fazer uma criação bilíngue, sobre de qual estratégia usar, e sobre de como colocar em prática, rondam aqueles que querem fazer uma criação bilíngue sem sair de casa.

 

Integração com os pais

A High Line School nas atividades diárias e eventos escolares faz a integração das famílias, mostrando a evolução de cada aluno nos estudos e a maneira como juntos (aluno, família e escola) podemos construir um caminho de aprendizado.

Referências Bibliográficas: Revista PUC, Simple Education, Pepsic  e Cultura Inglesa

Política de Privacidade e Cookies