Nas últimas semanas os alunos do Middle participaram das avaliações on-line, uma vivência que trouxe muitas reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem on-line.
Os professores enxergaram nas avaliações on-line uma oportunidade de acompanhamento do rendimento do aluno em tempo real, podendo então estabelecer ações de retomada de conteúdo com mais rapidez e mais personalizadas.
Por outro lado, alguns alunos não se sentiram ainda confortáveis e seguros para fazer uma avaliação tão livremente e sem uma supervisão do professor. Quebrar esse paradigma e colocar o aluno como principal responsável por sua aprendizagem é uma questão que surge e precisa ser trabalhada. E questões de autonomia e ética precisam ser discutidas e refletidas por professores e alunos. Isso é Cultura Digital.
A Cultura Digital surge como uma das competências da BNCC. Seu foco é o uso de recursos tecnológicos para ensinar crianças e adolescentes a dominar o universo digital, com senso crítico e ética. E hoje ficou muito mais fácil entender a importância de desenvolvermos essa competência dentro da escola.
Nesse momento em que nossos alunos estão imersos no mundo digital, temos a oportunidade de desenvolvê-la na prática, apoiados pela equipe de professores.
Estamos evoluindo e temos ainda bastante para trilhar no caminho do desenvolvimento da Cultura Digital!