No início dos anos 2.000 a zona norte de São Paulo ainda não tinha uma escola bilíngue. Foi a High Line School, a escola pioneira que inseriu o bilinguismo na região, ainda utilizando-se do nome: “Colégio Jardim França”.
Inúmeras escolas surgiram em seguida, mas a High Line School continuava evoluindo e portanto, preocupando-se em colocar o segundo idioma cada vez mais imersivo na matriz escolar.
Qual a diferença entre escola bilíngue e escola internacional?
Uma escola bilíngue conta com a presença de dois idiomas, o português e o inglês. Eles se fazem presentes na comunicação diária entre discentes e docentes e também são utilizados para o ensino das disciplinas.
A segunda língua não está restrita ao horário das aulas dedicadas a ela e é aplicada a várias áreas do conhecimento, como a matemática e as ciências. Portanto, para que uma escola seja chamada de bilíngue apenas aumentar carga horária dedicada ao ensino do inglês não é suficiente: é necessário inserir a língua em outros contextos.
Uma escola internacional conta com uma imersão maior na cultura do país de origem. Logo, os seus vínculos com ele tendem a ser mais profundos. Isso se manifesta, principalmente, através do currículo seguido por essas instituições, que conta com adições estrangeiras.
Nesse sentido, vale ressaltar que caso uma escolha internacional seja, por exemplo, britânica, o seu currículo seguirá os parâmetros da Inglaterra. Esses pontos são previamente concebidos pelo International Baccalaureate, um programa que possui vínculos com a Unesco e já está presente em mais de 150 países ao redor do mundo.
O que é translinguagem?
O conceito de translinguagem, muito utilizado em obras sobre bilinguismo e plurilinguismo, principalmente com autores como Ofelia García e Colin Baker (2007) e Li Wei (2018), refere-se à prática da utilização de todo o repertório linguístico do sujeito bilíngue para dar sentido ao discurso, para se comunicar com o outro, o que implica numa visão heteroglóssica de língua, ou seja, a perspectiva de que as línguas não formam sistemas independentes.
Isso quer dizer que as línguas não são armazenadas separadamente no cérebro, mas sim que elas se sobrepõem e se entrelaçam de maneira natural (BUSCH, 2015). Um exemplo simples é o fato de dois falantes bilíngues (de português e inglês) que conversam utilizando elementos das duas línguas de forma dinâmica e inteligível.
Qual a diferente: escola bilíngue e programa bilíngue?
Uma escola bilíngue é uma instituição de ensino que oferece um currículo completo ministrado em dois idiomas: o materno e uma segunda língua.
A escola proporciona uma imersão profunda no idioma estrangeiro.
Além disso, todas as matérias são lecionadas nas duas línguas, permitindo que os alunos desenvolvam conhecimentos acadêmicos e linguísticos de forma integrada.
Assim, o ensino é mais abrangente e os estudantes têm a oportunidade de se tornarem fluentes em ambas as línguas de maneira integral.
Diferentemente de uma escola bilíngue, um programa bilíngue é, de modo geral, um pacote de serviços oferecido por uma empresa terceirizada sem relação prévia com a escola, na qual existem a elaboração de materiais didáticos próprios e desenvolvimento profissional fundamentado nas abordagens e metodologias relacionadas ao bilinguismo e à ideia de centralidade do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, o programa bilíngue possui toda a estrutura necessária, incluindo livros, plataforma de estudos, suporte comercial e pedagógico, além de expertise, para a implementação em uma determinada escola.
Pioneirismo que reflete em excelência na Educação
A High Line School, sendo a pioneira na educação bilíngue na zona norte de São Paulo, atua até hoje com o conceito de excelência na execução da sua matriz escolar.
Os alunos todos os dias têm contato com a pluralidade cultural e participam de atividades que despertam neles: empatia, consciência ambiental, responsabilidade, preparação para o mercado de trabalho, entre outros.
A escola procura sempre estar à frente, cuidando e educando as futuras gerações.
Referências
https://www.simpleeducation.com.br/escola-bilingue-x-escolas-internacional/
https://edifyeducation.com.br/blog/programa-bilingue-de-a-a-z/