O mundo globalizado e conectado está passando por mudanças constantemente. Vivemos hoje na chamada era da incerteza. Os conceitos de mundo VUCA e BANI aparecem como forma e tentar explicar e facilitar o entendimento da realidade que presenciamos hoje.
No contexto educacional, compreender a forma como o mundo se configura nos dias de hoje é ainda mais importante. Formar cidadãos preparados para enfrentar a liquidez da realidade torna-se essencial do ponto de vista pedagógico.
Se você procura entender como esses conceitos vão ajudar a enfrentar essa realidade, continue a leitura desse artigo, onde você poderá encontrar:
– O que é o mundo VUCA?
– O que é o mundo BANI?
– Diferenças entre o mundo VUCA x mundo BANI
– Como se preparar para enfrentar os desafios do mundo BANI?
– Como a High Line te ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para o futuro
O que é o mundo VUCA?
Mundo VUCA, ou VICA, em português, é um acrônimo para características de um mundo Volátil (Volatility), Incerto (Uncertainty), Complexo (Complexity) e Ambíguo (Ambiguity).
O termo foi criado pelos economistas Warren Bennis e Burt Nanus na década de 1980, mas ganhou relevância apenas após o término da Guerra Fria para tentar entender as novas dinâmicas do mundo pós-guerra.
As características identificadas nessas transformações foram:
Volatilidade: Mudanças rápidas e imprevisíveis, sem estabilidade.
Incerteza: Falta de previsibilidade e clareza sobre o futuro.
Complexidade: Muitas variáveis interconectadas, difíceis de entender ou controlar.
Ambiguidade: Falta de informações claras, com múltiplas interpretações possíveis.
Dessa forma, no VUCA os indivíduos precisam ser ágeis e adaptáveis para lidar com essas incertezas e mudanças rápidas do mundo em constante movimento.
O que é o mundo BANI?
Apresentado em 2018, o mundo BANI, ou FANI, em português, foi popularizado em 2020 com a pandemia de COVID-19.
Ele pode ser considerado uma evolução do conceito do mundo VUCA, e é também um acrônimo para características de um mundo Frágil (Brittle), Ansioso (Anxious), Não Linear (Non Linear) e Incompreensível (Incomprehensible).
Com a globalização e o avanço da tecnologia, percebeu-se uma fragilidade muito grande em todas as relações, sejam elas econômicas, sociais e até mesmo interpessoais. Por isso, o conceito do mundo BANI começou a ser utilizado.
Fragilidade: Tendência de sistemas complexos e elaborados, já conhecidos e reconfortantes, a quebrarem quando pressionados, sem capacidade de adaptação.
Ansiedade: Sensação de insegurança e incertezas.
Não linearidade: Pequenas mudanças podem ter grandes impactos, e vice-versa.
Incompreensibilidade: A dificuldade de entender e prever as relações em sistemas complexos.
O ambiente do mundo BANI é, portanto, extremamente frágil diante de eventos imprevisíveis, o que gera ansiedade sobre o futuro.
Ansiedade essa que pode ser vista não apenas em empresas e relacionamentos, mas também no aumento de registros de casos da doença em todo o mundo. O Brasil se encontra hoje como o país que mais sofre com transtorno de ansiedade, segundo a OMS.
Diferenças entre o mundo VUCA x mundo BANI
Enquanto o mundo VUCA foca na mudança e na incerteza das mudanças vistas com o avanço das tecnologias, o BANI destaca a fragilidade e o impacto psicológico das situações desafiadoras, que são cada vez mais frequentes no cenário instável que pode ser encontrado.
Portanto, o mundo BANI pode ser entendido como uma adaptação dos conceitos do VUCA a uma nova realidade mais próxima ao mundo imprevisível e adverso encontrado, principalmente após a pandemia da COVID-19.
Como se preparar para enfrentar os desafios do mundo BANI?
Para estar preparado para um mundo com características tão incertas e com tantas fragilidades sociais e emocionais, é necessário aprender a se desenvolver.
Para isso, competências como o equilíbrio emocional, capacidade de liderança, criatividade, adaptação a mudanças, senso de comunidade e autonomia devem ser trabalhadas o quanto antes para que as consequências deste mundo não impactem de forma negativa nas futuras gerações.
Como a High Line te ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para o futuro?
Somos uma escola que, em nossa essência, buscamos formar alunos preparados para o futuro.
Uma formação sólida dentro de um ambiente acolhedor e antenado às necessidades exigidas no mundo atual garante que conseguimos desenvolver as habilidades que farão de nossos alunos líderes neste mundo globalizado e ansioso.
Por meio de projetos socioemocionais, como o The Leader in Me, podemos auxiliar a criança e o jovem a tomarem ciência de suas emoções e estarem atentos às mudanças do mundo e de outras pessoas, construindo essa formação humana e preparando os alunos para o mundo global.
Se você acredita que seu filho deve estar preparado com as competências necessárias para o futuro, entre em contato conosco para agendar uma visita e conhecer mais sobre a High Line School.