Um feriado muito conhecido nos Estados Unidos é o “Memorial Day”, que ocorre dia 29 de Maio, marcando o início das férias de verão.
A data surge como forma de homenagear homens e mulheres das Forças Armadas norte-americanas que faleceram durante combate, representando o país.
Criado ao fim da “Guerra da Secessão” ou “Guerra Civil Americana”, a mais famosa guerra civil dos Estados Unidos ocorrida entre 1861 e 1865, o feriado inicialmente prestava homenagem aos soldados mortos apenas neste combate e era conhecido como “Decoration Day”. Depois do fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, o significado e as condecorações se expandiram para todos os militares que defenderam seu país em qualquer combate.
A homenagem é estabelecida em dias diferentes, dependendo da região: nos Estados do norte, por exemplo, é dia 30 de Maio e no sul, apresenta dias diferentes (26 de Abril, 10 de Maio e 3 de Junho).
As pessoas costumam visitar túmulos de combatentes e deixar flores, prestando assim, solidariedade e gratidão.
O “Memorial Day” não deve ser confundido com o “Dia dos Veteranos”. O “Memorial Day” é um dia para lembrar os homens e mulheres que morreram enquanto serviam, enquanto o “Dia dos Veteranos” celebra o serviço de todos os veteranos militares dos EUA.
O que foi a “Guerra de Secessão”?
“A Guerra de Secessão”, também conhecida como Guerra Civil Americana, aconteceu entre 1861 e 1865, entre o norte e o sul dos Estados Unidos.
A secessão americana foi motivada basicamente pelas diferenças existentes entre norte e sul dos Estados Unidos durante o século XIX.
A grande divergência envolvendo os dois lados era pautada pelo debate do modelo de sociedade que seria implantado nos novos territórios americanos.
“Guerra de Secessão” destacou-se pela violência e por combates de grande mortalidade como a batalha em Gettysburg, conhecida pelo número alto de mortos (cerca de 30 mil soldados).
Os sulistas saíram como perdedores dessa Guerra.
Livros sobre a Guerra de Secessão
A Guerra de Secessão: 1861-1865 – Farid Ameur (Autor)
Guerra da Secessão dos Estados Unidos – Philip Clark (Autor)
História Vivida da Guerra da Secessão – Bernard Michal (Autor)
Filmes sobre a Guerra de Secessão
Lincoln (2014)
Um Estado de Liberdade (2016)