Reciclar é uma ação ao encontro do cuidado com o meio ambiente e hoje ganha destaque ao comemorarmos o “Dia Mundial da Reciclagem”.
Como surgiu o “Dia Mundial da Reciclagem”?
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e propõe reflexão sobre o tema e consequentemente, mudança nos hábitos.
A origem do Dia Mundial da Reciclagem remonta a um evento ocorrido em 1994, na cidade de Texas, nos Estados Unidos. Nesse evento, chamado “International Conference on Recycling and Reuse of Waste Materials” (Conferência Internacional sobre Reciclagem e Reutilização de Resíduos), representantes de 46 países se reuniram para discutir questões relacionadas à gestão de resíduos e à reciclagem.
Durante a conferência, foi destacada a importância da reciclagem como uma estratégia fundamental para reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado. Além disso, foi ressaltada a necessidade de promover a educação e conscientização da população sobre a reciclagem.
Em 2005, a UNESCO oficializou o “Dia Mundial da Reciclagem” como uma forma de ampliar essa conscientização globalmente. Desde então, o dia é celebrado em diversos países ao redor do mundo, por meio de atividades educativas, campanhas de sensibilização e eventos relacionados à reciclagem.
De acordo com os dados do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é um dos maiores produtores de lixo plástico no mundo, ganhando a quarta colocação e estando apenas atrás de países como: Estados Unidos, China e Índia.
Podemos mudar esses dados, basta todos fazermos nossa parte dia após dia para que tenhamos no futuro um mundo melhor.
Veja abaixo, algumas dicas para adotar essa prática e começar a fazer a diferença no mundo:
1 – Separe um lixo específico apenas para descartar materiais recicláveis: Papéis (papelão, jornal etc.), plásticos, metais e vidros.
2 – É importante que as embalagens plásticas sejam higienizada, as caixas de papelão dobrada e os vidros embalados em jornal ou papelão caso estejam quebrados, para não machucar quem os manusear.
3 – O lixo eletrônico: pilhas, baterias, celulares e demais eletrônicos, apesar de serem considerados recicláveis, devem ser encaminhados para pontos específicos de coleta.
O que significa cada cor das caixas coletoras de material reciclável?
azul: papel
vermelho: plástico
verde: vidro
amarelo: metal
marrom: orgânico
cinza: não reciclável
Melhores livros sobre reciclagem
“Cadeia de reciclagem: Um olhar para os catadores” – (Jacques Demajorovic (Autor), Marcia Lima (Autora)
“Lixo, Reciclagem e sua História: Guia Para as Prefeituras Brasileiras” – Sidney Grippi (Autor)
“Meio Ambiente e Reciclagem – Um Caminho a ser Seguido” – Everton Luiz Nani (Autor)
Por toda a High Line School há lixeiras para coleta seletiva e os alunos são orientados e envolvidos em atividades que contam com a parceria da UNESCO, obedecendo sempre a ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A High Line School tem o comprometimento de valorizar e colocar em prática a Educação Ambiental durante todo o decorrer do ano.
É imprescindível despertar a consciência ambiental o quanto antes e esse diferencial é semeado pelos alunos diariamente, que propagam seus conhecimentos e vivências para as pessoas ao redor.
Aprenda e mude sua rotina em prol de uma causa necessária!
O meio ambiente agradece.
Fonte: Recicla Sampa