Diretora e mantenedora da High Line School participam da Missão Pedagógica da Unesco - High Line School
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Diretora e mantenedora da High Line School participam da Missão Pedagógica da Unesco

Representando a High Line School, a diretora pedagógica, Roberta Mardegam, e a mantenedora, Rosa Maria Castanho, participaram mais uma vez da Missão Pedagógica do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco. A viagem, que aconteceu em abril, teve como destinos o Canadá e os Estados Unidos. Elas visitaram escolas públicas e particulares onde puderam conhecer as melhores práticas pedagógicas aplicadas nessas instituições. “O objetivo da viagem foi ver de perto como essas escolas funcionam e colher boas ideias para melhorar a educação no nosso país”, explica a diretora. 

Aprendizado no Canadá

O primeiro destino da Missão Pedagógica foi Toronto, no Canadá, onde conheceram o Ministério da Educação e as escolas David Suzuki Secondary School, Stephen Lewis Secondary School e Pickering College.

No Ministério da Educação, o grupo entendeu mais a respeito das políticas de educação no país e o que é desenvolvido nas escolas – inclusive nas mais afastadas. “Conversamos com uma representante de uma escola de uma região bastante afastada de Toronto”, comentou a diretora Roberta Mardegam. “Ela nos apresentou como é desenvolvido o trabalho da instituição nesse contexto em que há menos recursos disponíveis por conta da localização, sem prejuízo à qualidade de ensino”. 

Já em visita aos colégios, o grupo pôde conhecer diferentes perfis de instituições.

“A David Suzuki Secondary School é uma ‘ecoescola’, muito voltada ao ensino da sustentabilidade e à preservação do meio-ambiente”, comenta Roberta. “É uma escola pública reconhecida por seus programas de reciclagem, que ganhou o selo de escola sustentável”. 

“Já a Pickering College é uma tradicional escola particular da região, que acolhe e aloja alunos de todos os países do mundo”, conta Roberta. “Inclusive fomos recebidos por duas alunas brasileiras que estudam lá”.

Outra escola pública visitada foi a Stephen Lewis Secondary School. “Essa escola tem um programa de inclusão de estudantes com necessidades especiais muito interessante”, diz a diretora. “Esses alunos estudam em um prédio dedicado a eles e participam de boa parte das atividades do colégio com os outros colegas”. 

Descobertas nos EUA

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, foi o segundo destino da Missão Pedagógica. Lá, as Escolas Associadas também visitaram instituições públicas e particulares como a Ross School, a escola Quest to Learn e a Avenues. 

A Ross School, localizada em East Hampton, é pública e atende alunos de todo o mundo. “O mais interessante dessa escola é que ela foi construída a partir do seu projeto pedagógico, e não o contrário, como é mais comum”, conta a diretora da High Line School. “Ou seja, idealizaram o projeto pedagógico – focado nas artes, na tecnologia e na criatividade –  e só então as instalações e espaços foram construídos de forma que a estrutura do colégio estivesse em sintonia com a sua proposta”.

“Um dos prédios do Ensino Médio, por exemplo, é todo inspirado nas invenções de Leonardo Da Vinci porque este é o tema estudado por aquela turma”, explica Mardegam. “Outro prédio é mais futurista, porque essa turma explora mais as evoluções tecnológicas, os tempos modernos, o mundo digital”. 

Também pública, a escola Quest to Learn se baseia no mundo dos games para fortalecer o aprendizado de seus estudantes. Com a ajuda de designers de games, os professores desenvolvem jogos para suas turmas, sejam digitais, em tabuleiro, competições ou jogos de interação.

“Essa escola é especial por dois motivos”, diz Roberta. “Um deles é que 38% dos estudantes possuem necessidades especiais. O outro é que é uma escola em que qualquer estudante de Nova York pode ingressar, mesmo que não pontue bem no teste que é aplicado para determinar em que colégio o jovem irá estudar. Apesar dessas características, é uma instituição que colhe resultados espetaculares nos rankings de educação da região”. 

A Avenues – que abriu recentemente filial no Brasil – também foi visitada. “A Avenues possui uma bela estrutura e também é bastante elitizada, como acontece aqui”, conta a diretora. “A proposta deles é instigar a autonomia do aluno para resolver problemas, se organizar em grupo”. 

PEA Unesco

O Programa de Escolas Associadas da Unesco está presente em 130 países. Todos os anos, as escolas são convidadas a participar da Missão Pedagógica, que tem o objetivo de promover a troca de ideias e disseminar as melhores práticas pedagógicas de escolas públicas e privadas em vários países do mundo. 

“Já visitamos escolas em Portugal, Espanha, França, Holanda, Japão, Finlândia”, comenta Roberta Mardegam. “Essas viagens nos trazem uma bagagem muito rica de experiências e boas ideias para adaptar e aplicar aqui, no Brasil. É uma iniciativa muito importante da Unesco da qual temos orgulho em participar”.

 

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