No Colégio Jardim França, cada aluno é único. E isso se reflete no ensino oferecido a eles. Neste começo de ano, todas as turmas estão passando por avaliações diagnósticas. O objetivo é identificar os pontos fortes e fracos de cada aluno e fazer um planejamento individualizado para que todos tenham o melhor aproveitamento do ano letivo.
Na Educação Infantil, as atividades realizadas na primeira semana de aula são voltadas para a observação e identificação, por parte dos professores, dos pontos que cada aluno precisa de mais estímulo – linguagem, coordenação motora, socialização etc. A partir daí, os professores fazem o planejamento das demais atividades para que cada aluno tenha aquilo que mais precisa.
No 1º ano, além da observação, os professores passam a fazer sondagens com os alunos. O objetivo ainda é identificar pontos fortes e fracos a serem trabalhados ao longo do ano.
Do 2º ano ao 5º ano a avaliação diagnóstica é mais formal. Uma lista de exercícios de português e matemática, aplicados individualmente, revelam quais conteúdos foram bem absorvidos e aqueles que ainda precisam de mais atenção.
No Fundamental II, um simulado de todas as matérias é aplicado com o mesmo objetivo. Além disso, o resultado deste simulado traduz para os professores quais são as maiores dificuldades das turmas, aluno por aluno.
Avaliação diagnóstica, simulado, observação, sondagem. Os nomes e as formas mudam, mas tudo tem um único objetivo: conhecer a fundo cada aluno e suas necessidades para oferecer a todos um ensino da melhor qualidade.